sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Os perigos dos Fogos de Artifícios e Sinalizadores

Quem já festejou as suas festas de final de ano, festas juninas ou título de um campeonato que o seu time ganhou com foguetes ou sinalizadores.
 Tudo isso acontece nos momentos das alegrias ou na euforia , mas precisamos tomar alguns cuidados para que nenhum sinistro aconteça, podendo este afetar a integridade física das pessoas que estão ao nosso redor. Além disso é necessário ressaltar que todo tipo de foguete ou artifício de pólvora deverá ser soltado em local aberto e por pessoa totalmente capacitada para o ato, como relata o Decreto-Lei Federal nº 4.238, de 8/4/1942 e o Decreto Federal nº 3.665, de 20/11/2000 – R-105 do Exército Brasileiro.
Ultimamente muitas pessoas utilizam deste artefatos nos estádios de futebol, deixando ainda mais bonito espetáculo do futebol. Porém temos que ressaltar que nem todas as pessoas seguem a legislação corretamente e manuseiam este artefato incorretamente. Vamos falar de dois exemplos marcantes e recentes, que aconteceu nos últimos dias, sendo o primeiro desastre que aconteceu na cidade de Santa Maria/RS, onde foi manuseado um sinalizador dentro de uma boate, vindo incendiar o local deixando mais de 200 mortos e o segundo na última quarta-feira na Bolívia onde o mesmo artefato atingiu o olho do torcedor Boliviano vindo a criança de 14 anos morrer no estádio.
Nós profissionais da Segurança do Trabalho, devemos orientar passando para todas as pessoas que trabalhem, comercializem ou usam destes artefatos, quais são os riscos, suas penalidades, quais os procedimentos para a utilização e etc, afinal toda festa deve-se acabar com alegria e não desastre ou tristeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário